terça-feira, 9 de março de 2010

Medo de crescer



Quando estou diante de algo que quero muito, que lutei para conseguir, sempre existem aqueles cinco minutinhos que me faz parar para pensar: “Será que é isso mesmo?”, “Será que eu vou dar conta?”.
            Nesse tempo sempre vem à tona todas as inseguranças que carrego de toda uma vida - é aquele velho e companheiro “medinho”.
            É bastante comum ouvirmos conselhos do tipo: “Vá em frente”, “lute pelo que você quer”, “Não desista”. 
            Logo pela manhã, recebo aquela injeção de ânimo que só Ana Maria Braga e as suas mensagens conseguem me dar, sem falar nos mil emails de auto-ajuda que insistem em lotar minha caixa de mensagens, mas tudo bem, a falha não está no incentivo de lutar pelos seus objetivos, mas talvez em não nos avisar que isso só, não é suficiente, que antes de qualquer coisa temos que trabalhar a nossa autoconfiança, enfrentar os nossos “monstros”, ter segurança do que somos e do que queremos para que não hesitemos quando houver a tão esperada conquista por algo.
É interessante isso, pois nunca pensamos que vamos ter dúvidas, que vamos ter medo, que vamos parar justamente no momento em que era para estarmos dando pulos de alegrias, mas isso é bem comum e o alvo acaba sendo as pessoas que possuem uma auto-estima abalada por alguns traumas da vida. Ninguém é 100% seguro em tudo, graças aos Deuses, segurança demais sempre nos leva a uma futura imprudência, mas em contra partida insegurança em grandes doses nos paralisa, só resulta em uma grande perda de tempo, podemos ter infinitas vitórias, mas não gozar nenhuma delas, e a vida se resumiria na letra de Titãs - “Epitáfio”, apenas verbos no pretérito imperfeito, e o que se construiu? Muros intransponíveis, medo de sair do seu próprio mundinho.
Um conceito pessoal para o MEDO DE CRESCER? Falta de confiança em si próprio, pouco conhecimento do que você é, vício de pensar pela cabeça dos outros e assim abre um leque para várias outras situações que uma boa terapia ajudaria e muito!
Enfim, como qualquer outro medo, o medo de crescer não é algo externo, que é ocasionado pelas circunstâncias que ronda uma conquista, salvo algumas situações que estão naquele limite da segurança extremada que nos leva a uma imprudência. É muito mais os “bichos papões” que inventamos dentro de nós mesmos.

Mariana Sobreira
(10/07/2009)

Um comentário:

  1. Maroca,

    Essas suas reflexões tocam em temas muito interessantes, coisas que já havia pensado e coisas que foi bom ver por esse ângulo.

    Escrevi tbm sobre isso, mas sobre um outro aspecto.

    Tem um trecho que disse muito pra mim: "É interessante isso, pois nunca pensamos que vamos ter dúvidas, que vamos ter medo, que vamos parar justamente no momento em que era para estarmos dando pulos de alegrias, mas isso é bem comum"...


    Valeu pelas contribuições!

    bjo!

    ResponderExcluir